terça-feira, 18 de maio de 2010

Ter e exercitar fé


Mateus 8:25-26 (NTLH)

“Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:

- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!

- Por que é que vocês são assim tão medrosos? – respondeu Jesus. – Como é pequena a fé que vocês têm.”

A fé aumenta quando crescemos ou crescemos porque nossa fé aumenta? As duas proposições podem estar corretas se ordenadas de maneira adequada.

Em primeiro deve-se ter fé para que haja então crescimento, ou seja, só é possível alcançar se acreditarmos anteriormente. A base para o êxito se dá através do que podemos chamar de processos de fé.

Sabendo que muitas coisas, simplesmente, acontecem "da noite pro dia", não podemos considerá-las como fatos isolados que comprovem a existência de uma fé autêntica, pois isso já fora formado e há um constante exercício para que se gere esse nível de confiança. Portanto, em segundo devemos exercitar a fé.

Jesus estava absolutamente certo ao afirmar que a fé dos discípulos era pequena, Ele já sabia que eles temeriam a situação porque não tinham aprendido a tê-la e exercitá-la. A demonstração de que nada é impossível para Deus veio no momento mais oportuno, pois ali puderam saber que Jesus tinha poder e que deviam acreditar nEle.

É como se Jesus dissesse: “Vejam, não precisam temer, eu tenho poder para acalmar a tempestade. É necessário que vocês creiam e saibam que Eu sou Deus.”. Jesus apenas mostrou-lhes o resultado que a fé produz.

Permito-me falar sobre isto por entender que, a falta de fé nos leva a traçar muitas outras possibilidades e faz-nos errar o alvo. Situações podem nos levar a crer (em momentos de incredulidade) que não poderemos chegar onde desejamos, com argumentos infundados e ao mesmo tempo suficientemente convincentes a ponto de acreditarmos neles.

Isto é apenas tudo o que não pode ocorrer. Após a fé há uma grande interrogação e expectativa por algo que a concretize, a ação.

Se não ajo, não posso afirmar que tenho fé.


Pablo B.

3 comentários:

  1. Muito profundo o post... me fez refletir algumas coisas! ;)
    "Sem fé é impossivel agradar a Deus..."

    ResponderExcluir
  2. Puxa Pablo, gostei muito. Realmente qdo nos falta fé, acabamos querendo resolver do nosso jeito mesmo e não esperamos em Deus. Aí passamos à frente dele e o resultado é desastroso....
    Luciana Popielysrko

    ResponderExcluir
  3. Angélcia Moreira24 de maio de 2010 16:03

    Pablo..esse artigo nos leva a voltar nosso olhar pra Jesus e saber que ele esta cuidando de TUDO...Basta confiarmos...=)
    Gostei muito..!!!

    ResponderExcluir