segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pó... somos apenas pó!





Eclesiastes 3:16-22

“Neste mundo eu também raparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade. Então pensei assim: ‘Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer.’ Aí cheguei a conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores do que os animais. No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão, pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá. Como é que alguém pode ter certeza de que o sopro de vida do ser humano vai para cima e que o sopro de vida do animal desce para a terra? Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?”

Temos um lugar reservado e diferenciado em meio a toda a biodiversidade existente, somos seres pensantes, com capacidade de racionalizar, construir, viver em sociedade, evoluir tanto psiquicamente quanto socialmente, dentre outras coisas mais.

Dentre todas as outras formas de vida, nós somos os seres dominantes; afinal tudo o que existe de “mundo” foi construído e destruído pelas mãos do homem. Este pensamento não é de todo absoluto, pois há controvérsias como por exemplo: controlamos o mar? Ou temos um domínio, somos superiores à vida que existe no mar ou a ele próprio? Talvez não.

No entanto, é possível observar a seguinte questão: toda a vida existente na Terra tem a mesma origem, querendo ou não, e voltará ao mesmo lugar. Como diz o outro “Fomos feitos do mesmo pó e a ele, por fim, retornaremos”.

Somos iguais à tudo o que existe, exceto pelo fato de podermos construir, pensar, fazer; que é diferente de todo o resto. Se assim somos, façamos com que isso valha à pena.

Esforço e trabalho ao invés de ver a vida passar sem nada se aproveitar nela. A vida é muito mais que isto. Vida é vida! Aproveitemo-la portanto, pois não sabemos o que nos há de ocorrer após a morte.

pablo b.
blow+mind

2 comentários:

  1. IssO fOi estranhamente lindO! E prOfundamente estranhO!

    Gostei mtO e me tah fazendO ecOoOoOoOo na mnha cabeça até agOra!!!

    =]

    ResponderExcluir